0

Nossa História

A Escola Popular Cooperativa de Muquém (EPC Muquém) começou em 2010, porém antes da mesma ser planejada com suas ações e projetos na própria comunidade já se vislumbrava este desejo, e nós acreditamos que tudo começou na real, desde a ida de dois jovens da comunidade, Evilene Abreu e Luciano Andrade à comunidade de Cipó para conhecer o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). 

Eles haviam concluído o Ensino médio e queriam cursar o Ensino Superior. Assim, ambos ingressaram no ano de 2004 no projeto de Revisão desenvolvido na EPC Cipó, distante 14 km da comunidade, mas devido às dificuldades de acesso, pois às vezes vinham a pé para casa devido o período chuvoso e não tinha condições dos transportes ir até Cipó, Luciano desistiu de ir para EPC Cipó e passou a freqüentar as aulas na EPC Canafístula.

Evilene permaneceu na EPC Cipó e no ano de 2005 iniciou na comunidade de Muquém o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um grupo de 10 jovens. E com o apoio do professor Manoel Andrade e Ana Maria organizaram uma célula de estudo da EJA, que se reunia aos finais de semana para tirar dúvidas e fazer as provas na Igreja e algumas vezes no colégio da comunidade.Durante a semana o grupo estudava e contava com o auxílio de dois jovens Sâmia e Anailton que ainda cursavam o Ensino Médio na escola regular. Aos finais de semana além de Evilene, o grupo contava com a colaboração da professora da comunidade (Itelvania) e dos facilitadores da EPC Cipó (Jairan) e da EPC Canafístula (Noberto, Alex e Ana Beatriz).

Esse grupo de jovens permaneceu por um ano, porém as dificuldades de acesso dos estudantes, pois a maioria morava do outro lado do Rio Canindé e a desistência de alguns fez com que o projeto não continuasse, porém um pequeno grupo formado por Sâmia e Anailton, juntamente com Regina (estudante da EJA) se reuniam durante a semana para estudar no ano de 2007, já que aos finais de semana Sâmia e Anailton participavam do Pré-Vestibular nas EPC’s Cipó e Paramoti, consecutivamente.

No ano de 2008, Anailton ingressou no curso de química da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Sâmia no ano seguinte foi selecionada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e ingressou também na Universidade.


No ano de 2010, os quatro jovens universitários da comunidade (Evilene, Luciano, Sâmia e Anailton) decidiram reativar novamente o grupo de estudo, porém planejaram se organizar como Escola Popular Cooperativa e não mais como uma célula de estudo.

0 comentários:

Postar um comentário