segunda-feira, 25 de maio de 2015

0

Oficinas de Aprendizagem Cooperativa na EPC Muquém


 No último sábado (23/05) aconteceu na Escola Popular Cooperativa de Muquém a primeira Oficina de Aprendizagem Cooperativa com as crianças e adolescentes da comunidade. Um total de quinze participantes compartilharam suas histórias vida.

A oficina foi ministrada por Evilene Abreu, uma das fundadoras da EPC, e contou com o apoio da graduanda Sâmia Kely, que apresentou sua história de vida para os participantes e das duas recém- universitárias da EPC: Nayane Queiroz e Mairla Silva que auxiliaram nas atividades. Ambas, colaboradoras da EPC Muquém.


A apresentação da história de vida de Sâmia faz parte das ações planejadas pela EPC em 2015, que busca aproximar os universitários da comunidade. Essa ação segue ao longo do ano, quando os demais universitários vão trazer suas histórias. Na apresentação Sâmia, que este semestre está se formando em Enfermagem, além de fazer uma retrospectiva do seu percurso até a Universidade, trouxe principalmente os projetos que desenvolveu na comunidade na sua própria área de estudo.

Entre os projetos, ela destacou seu trabalho de monografia com pacientes hipertensos da própria comunidade; o de saúde e segurança do trabalho com o grupo de mulheres bordadeiras da comunidade de aroeiras; e o Vida e Saúde com os moradores de Muquém iniciado em 2014.


Após este momento, a oficina seguiu com a apresentação sobre o que é Aprendizagem Cooperativa e quais as estratégias que colaboram com o trabalho cooperativo. Começando pela história de vida, a atividade rendeu uma tarde de muita interação e motivação. Ouvir as histórias compartilhadas pela turma nos anima a seguir com este trabalho. Como relatou Davi, 9 anos, "seus sonhos estão sempre se renovando, porque sua vida é uma metamorfose".


As crianças e adolescentes avaliaram que a atividade foi bastante positiva. "Mesmo já tendo escrito minha biografia, nunca tinha contado minha história dessa maneira", disse Fatinha, 13 anos. No próximo dia 06/05, será a oficina de habilidades sociais e ao final o grupo vai publicar todas as história no livro de memórias da EPC Muquém.

0 comentários:

Postar um comentário